PB registra 310 raios em 24 horas e está sob alerta de chuvas intensas - DIÁRIO PATOENSE

PB registra 310 raios em 24 horas e está sob alerta de chuvas intensas


A Paraíba registrou 310 raios nas últimas 24 horas, segundo dados, fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O levantamento aponta que João Pessoa registrou 33 raios nesse mesmo período.

Esse aumento nas descargas elétricas já vinha sendo observado desde o início do ano. Apenas em janeiro de 2025, foram contabilizados mais de 85 mil raios em todo o estado, representando um crescimento de 37% em relação a janeiro de 2024.
 
Especialistas indicam que essa tendência pode continuar nos próximos dias, com a previsão de mais instabilidade atmosférica devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas.

Segundo a meteorologia, deve continuar chovendo nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas, sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo.

Todas as cidades paraibanas estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja.

O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).
 
Você também pode enviar informações à redação do portal DIÁRIO PATOENSE pelo e-mail: patoense.com@gmail.com
PB registra 310 raios em 24 horas e está sob alerta de chuvas intensas PB registra 310 raios em 24 horas e está sob alerta de chuvas intensas Reviewed by Medeiros on 5.2.25 Rating: 5

Post Comments

Tecnologia do Blogger.