Fiocruz informa que vai interromper a produção de vacinas - DIÁRIO PATOENSE

Fiocruz informa que vai interromper a produção de vacinas


A Fiocruz também informou que vai paralisar a produção de vacinas. A fundação afirma que isso não altera as datas de entrega, mas pode mudar a quantidade de doses.

A Fiocruz admite que o estoque de IFA está baixo. O Ingrediente Farmacêutico Ativo só será suficiente para produzir a vacina da AstraZeneca até meados da semana que vem. Faz 20 dias que o último carregamento de matéria-prima veio da China.

A Fiocruz afirma que essa paralisação não vai alterar as datas de entrega, mas pode diminuir a quantidade de doses, já que duas remessas de IFA devem chegar ainda este mês e outros quatro lotes até julho.

“As entregas estão garantidas com o que nós já temos no Brasil até praticamente o dia 10 de junho e, com a chegada dessas duas remessas em maio, provavelmente a gente fecha o mês de junho. E aí temos que trabalhar para que recebamos, o mais rapidamente possível, esses quatro lotes que estão faltando. Nós estamos chegando no momento onde nós vamos ter pequenas interrupções da produção, por um ou dois dia - o que provavelmente vai acontecer na semana que vem - porque a gente está com a produção acelerada”, relata o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

O professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina afirma que é preciso desenvolver relações diplomáticas estáveis para garantir a imunização dos brasileiros: "Estamos vivendo um momento preocupante com a entrega de IFAs oriundos da China. O Butantan paralisou a produção hoje por falta de IFA e a Fiocruz paralisa na semana que vem por falta de IFA. Isso é muito ruim e revela que nós estamos trabalhando, do ponto de vista diplomático, muito mal essa história.

No início da noite, três caminhões deixaram o laboratório de Bio-Manguinhos da Fiocruz. Saíram com 4,7 milhões de doses, que foram entregues ao Ministério da Saúde. Com a remessa desta sexta (14), a Fiocruz liberou, até o momento, 34,9 milhões de doses.

Nos dois primeiros meses do ano, as vacinas chegaram prontas da Índia. Em março, começou a produção com o IFA importado. Em abril, a Fiocruz superou a meta para o mês. Agora em maio, a previsão é fornecer 21,5 milhões de doses.

Nesta sexta (14), a Fiocruz também anunciou que, ainda em maio, começa a produzir o IFA nacional e que o início da entrega da vacina da AstraZeneca - 100% brasileira - está mantida para outubro. Jornal Nacional
 
----------
Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, ajude nosso trabalho e apoie o PATOENSE.COM fazendo qualquer doação via Chave PIX: patoense.com@gmail.com
 
Você também pode enviar informações à redação do portal DIÁRIO PATOENSE pelo e-mail: contato@patoense.com
Fiocruz informa que vai interromper a produção de vacinas Fiocruz informa que vai interromper a produção de vacinas Reviewed by Redação on 14.5.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.