População denuncia que UBS do bairro da Vitória está sem médico - DIÁRIO PATOENSE

População denuncia que UBS do bairro da Vitória está sem médico


DIÁRIO PATOENSE
- As unidades básicas de saúde da família é a porta de entrada de quem precisa de atendimento médico.

Em Patos, Sertão da Paraíba, a população que necessita dessas unidades tem sofrido com a falta de insumos, equipamentos e até mesmo profissionais.

Os locais estão precisando de reformas estruturais, de placas de sinalização, pinturas, limpeza do espaço físico, entre outros serviços de manutenção, inclusive algumas já foram alvos de denúncias de alguns vereadores do município.

Na Unidade de Saúde Roberto Ôba, que fica no bairro da Vitória, os moradores aguardam a chegada de um médico a cerca de 15 dias, a médica que estava trabalhando saiu e a população ficou sem atendimento, tendo que procurar unidades próximas na esperança de ser atendida.
 
UNIDADE FURTADA
 
Em novembro de 2019 essa mesma unidade de saúde localizada na Rua João Mariano, estava de portas abertas e fora furtada provavelmente durante a madrugada. A unidade está sem vigia já algum tempo.

Segundo as informações, não haviam sinais de arrombamento na unidade, mas as portas estavam abertas, como se os meliantes tivessem conhecimentos técnicos de como abri-las sem o uso da força. Ainda de acordo com as informações, eles abriram o portão e entraram com um veículo na garagem e usaram a cadeira de rodas da unidade para transportar vários objetos menores da unidade para o veículo. Levaram geladeira, ventilador, fogão etc.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Algumas unidades de saúde passou por reformas no inicio de fevereiro após serem parcialmente interditadas pelo Conselho Regional de Medicina, mas, mesmo após a reforma, algumas unidades ficaram sem atendimento odontológico, ficando a população prejudicada.

O Secretário de Saúde de Patos, Segundo Brito, explicou que "Não é só a questão estrutural, são questões de vigilância sanitária, corpo de bombeiros e equipamentos", que são necessários para que as unidades voltem a funcionar em sua totalidade. 
 
FALTA AGENTE DE SAÚDE
 
A moradora Ana Patrícia que reside na Rua Euclides Franco, no bairro Vila Cavalcante, procurou a imprensa recentemente para denunciar que está faltando agente de saúde há mais de um ano para atender os moradores da localidade.

Segundo ela, a agente de saúde da UBS Nabor Wanderley está afastada por motivos de saúde e a área está sem atendimento do profissional. “Já fui na Secretaria Municipal de Saúde, denunciei, disseram que resolveriam, mas até o momento nada”, disse Ana Patrícia.

Ainda de acordo com ela, crianças e idosos precisam ser acompanhadas pelo agente de saúde e as famílias temem a perda do Bolsa Família “Podemos ter o Bolsa Família prejudicado. Ainda não formos prejudicados porque estamos na pandemia e não exigiram nada”.

Ana Patrícia pede que a Secretaria de Saúde resolva o problema o mais rápido possível. “Cada trecho da rua tem um agente de saúde que é responsável. O meu trecho é o que fica ao lado do Cemitério São Judas Tadeu, que está faltando agente de saúde “, finalizou
 
UNIDADES INTERDITADAS PELO CRM

A unidade Evaristo Guedes, localizada no Mutirão, ficou interditada desde setembro de 2019 e retornou de forma parcial em fevereiro de 2021, outras três unidades que também estavam interditadas voltaram a atender.

O secretário acredita que até o final de março todas as unidades estejam funcionando com todos os procedimento.
"Estamos caminhando para que elas normalizem o atendimento até 31 de março". Comentou Segundo.
 
A reportagem procurou o coordenador de comunicação da Prefeitura de Patos, Ulisses Neto, e ele informou que o responsável pela comunicação na pasta da saúde é outra pessoa. Enviamos mensagem para o responsável ele informou que Dra Marna já está atendendo no Roberto Õba.
 
Você também pode enviar informações à redação do portal DIÁRIO PATOENSE pelo e-mail: contato@patoense.com
População denuncia que UBS do bairro da Vitória está sem médico População denuncia que UBS do bairro da Vitória está sem médico Reviewed by Redação on 3.3.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.