Em Belém, candidato do PSOL vence bolsonarista - DIÁRIO PATOENSE

Em Belém, candidato do PSOL vence bolsonarista


Em Belém, o deputado federal e ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) venceu o candidato bolsonarista Delegado Federal Eguchi (Patriota). Com 99,96% das urnas apuradas, Edmilson obteve 51,8% dos votos, contra 48,2% dos votos de Eguchi, que havia recebido o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Será a terceira vez que Edmilson Rodrigues comandará a Prefeitura de Belém. Nas outras duas, entre 1997 e 2004, ele ainda era filiado ao PT.
 
A disputa em Belém sofreu uma reviravolta nos últimos dias do primeiro turno quando o Delegado Federal Eguchi superou o deputado federal Priante (MDB), que aparecia nas principais pesquisas de intenção de voto como o segundo colocado e potencial adversário de Edmilson Rodrigues no segundo turno. O primeiro turno terminou com Edmilson Rodrigues com 34,22% dos votos contra 23,06% de Eguchi.
 
Na primeira semana da disputa, as pesquisas apontavam um corrida acirrada rumo à Prefeitura de Belém, com uma ligeira vantagem numérica, dentro da marge de erro, para Edmilson Rodrigues. Na pesquisa divulgada pelo Ibope no sábado, no entanto, a vantagem de Edmilson aumentou, aparecendo com 58% das intenções de votos válidos contra 42% de Eguchi.
 
Edmilson Rodrigues é um dos nomes mais conhecidos do PSOL e uma das principais vozes de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Bolsonaro chegou a declarar publicamente seu apoio a Eguchi.
 
Antes de se filiar ao PSOL, o prefeito eleito integrou as fileiras do PT por aproximadamente 20 anos. Sua candidatura é considerada por alguns analistas como um embrião de uma frente de esquerda contra a direita. Seu vice é Edilson Moura, do PT.

Em sua campanha, Edmilson prometeu, entre outras coisas, aumentar a assistência às populações vulneráveis da capital paraense e oferecer internet para alunos da rede pública que estão fora das escolas por conta da epidemia causada pela Covid-19.
 
Eguchi, por sua vez, chegou à disputa pela Prefeitura de Belém ancorado no discurso contra políticos tradicionais. Em vários de seus discursos, ele se apresenta como um candidato sem compromissos com poderosos.

Outro tema importante abordado em sua campanha foi o combate à corrupção. Esta foi apenas a segunda disputa eleitoral de Eguchi, que em 2018 também disputou um cargo à Câmara dos Deputados. O Globo
 
Você também pode enviar informações à redação do portal PATOENSE.COM pelo e-mail: contato@patoense.com
Em Belém, candidato do PSOL vence bolsonarista Em Belém, candidato do PSOL vence bolsonarista Reviewed by Redação on 29.11.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.