Lira confirma análise de projeto que aumenta piso da Educação Básica - DIÁRIO PATOENSE

Lira confirma análise de projeto que aumenta piso da Educação Básica

Sala de comissões do Senado durante instalação dos
trabalhos e eleição do presidente e vice-presidente para 
o biênio 2015/2016. Em pronunciamento, vice-presidente da 
CAE, senador Raimundo Lira (PMDB-PB). 
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Visando garantir, por meio da efetiva participação do governo federal, o pagamento de um piso salarial mais atrativo aos profissionais da educação básica, o vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou analise, na comissão, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 338/2015. A matéria “provoca” a União a ampliar sua participação efetiva na remuneração dos profissionais do ensino básico.

Segundo Lira, o PLS 338 eleva dos atuais 60% mínimos para até 70% a parcela dos recursos anuais totais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinados ao pagamento de salários e benefícios para docentes e técnicos deste segmento do magistério.

De acordo com o Projeto de Lei, de autoria do senador Fernando Bezerra – que vem ganhando apoios na comissão para a sua efetivação – quando ultrapassado este limite percentual pelo ente federado, a União se comprometerá com a integralização do pagamento do piso salarial à categoria.

O objetivo, na visão de Lira, é garantir, por meio da efetiva participação do governo federal, o pagamento de um piso salarial mais atrativo aos profissionais da educação básica, para aumentar a atratividade da carreira docente e dar condições mais dignas de trabalho para os professores e técnicos que atuam na rede pública do ensino básico.

MaisPB
Lira confirma análise de projeto que aumenta piso da Educação Básica Lira confirma análise de projeto que aumenta piso da Educação Básica Reviewed by Medeiros on 2.7.15 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.