Portador de um quadro avançado de obesidade mórbida, agravado por um sério problema de saúde mental, o jovem Carlos Antônio sofre com o sobrepeso e com a dificuldade de se adequar a um tratamento, devido aos problemas de saúde mental, que lhe possibilite perder os 10% (dez por cento) de peso, necessários, para a submissão de uma cirurgia bariátrica.
Em 2012, o jovem chegou a ser internado no Hospital Santa Isabel, na Capital João Pessoa, para a realização de um tratamento que reduzisse o seu peso, para que o mesmo pudesse ser submetido a uma cirurgia bariátrica. Todavia, o jovem não respondeu ao tratamento, agravado pelo problema de saúde mental, sendo trazido de volta a Patos pela família.
A família, referenciada então pela Unidade de Saúde Horácio Nóbrega, localizada no bairro São Sebastião, continuou a receber o acompanhamento de uma equipe multiprofissional do NASF, composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas que, através de prontuários, realizaram junto à família, um trabalho de acompanhamento do paciente e encaminhamento, quando necessário, para atendimento em média e alta complexidade.
Diante da gravidade do caso, assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social constataram as difíceis condições de habitabilidade do jovem Carlos Antônio (Carlinhos), quando a família foi autorizada a procurar uma residência maior, onde o jovem pudesse ter acessibilidade, custeada pelo Município, através de aluguel social.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, simultaneamente, a Prefeitura trabalhou para viabilizar uma moradia própria para a família, que através de uma parceria com o Governo do Estado, foi contemplada com uma casa no Conjunto Habitacional Virgílio Trindade.
Uma vez em moradia própria, a família passou a ser referenciada pela Unidade de Saúde Pedro Leandro e acompanhada pelo médico intercambista cubano, Jonnys Marichal, que realiza visitas semanais ao jovem, junto com a equipe de Saúde da Família e do Nasf. A Secretaria de Saúde fornece semanalmente os medicamentos do jovem à família, por meio do acompanhamento de enfermeiras.
Na oportunidade, a Prefeita Francisca Motta reiterou o fortalecimento de todas as ações de atenção básica e Desenvolvimento Social que competem ao Município e que a edilidade já vem prestando ao longo dos anos, garantindo a construção de um quarto climatizado na nova residência do jovem Carlos Antônio, bem como, o apoio logístico necessário, para o tratamento do jovem fora do Estado.
Em visita ao jovem “Carlinhos,” prefeita Francisca Motta reafirma apoio da prefeitura a família
Reviewed by Medeiros
on
30.6.15
Rating: