Presidente da CPI da Petrobras não descarta convocação de Lula para esclarecimentos à comissão - DIÁRIO PATOENSE

Presidente da CPI da Petrobras não descarta convocação de Lula para esclarecimentos à comissão

O deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, não descartou a possibilidade de convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para esclarecimentos sobre seu possível envolvimento com o esquema.

Segundo o deputado, seu papel de presidente exige que ele atue com imparcialidade e os requerimentos que pedem a convocação de Lula continuam na pauta.

“O requerimento que pede a convocação do ex-presidente Lula continua na pauta. Eu tenho pautado todas as reuniões. E, sendo necessário, o plenário entendendo que o ex-presidente deva vir, nós não temos problema nenhum em trazer. Quem está à frente de uma investigação não pode agir com protecionismo ou querendo prejudicar a quem quer que seja. Nós temos que ali, sermos, imparciais, então vamos aguardar o desenrolar a das reuniões deliberativas, mas estes requerimentos estarão na pauta com certeza”, explicou o deputado em entrevista exclusiva à equipe do Nordeste1 em Brasília.

O peemedebista disse, ainda, que não há nenhum indício que o ex-presidente Lula esteja envolvido diretamente nos esquemas de corrupção na estatal, contudo o petista nomeou várias pessoas envolvidas.

“A impressão digital do ex-presidente Lula, nessas investigações todas, não foi encontrada nem pela Polícia Federal, nem pela Justiça Federal, nem pelo Ministério Público, o que tem sido ventilado é que ele sabia de todo esse esquema por que ele que nomeava essas pessoas e [tudo] começou no governo dele. Essas são as denúncias que existem, mas diretamente dizer que o presidente Lula recebeu um dinheiro, que o presidente Lula fez uma gestão em favor de uma empresa, até então, ainda não se tem esse indício, o que eu posso dizer é que o mesmo tratamento que eu dei ao requerimento de todos que vieram até agora é o tratamento que eu estou dando ao requerimento de convocação do ex-presidente Lula”, declarou o presidente da CPI.

Hugo Motta declarou que se a comissão decidir pela convocação do ex-presidente, o mesmo será tratado como qualquer outro convocado.

“Eu tenho que ter transparência. Como eu adotei essa medida esse é o comportamento que eu vou ter até o final. O requerimento do presidente Lula pra mim tem o mesmo peso do requerimento que convoca um subgerente da Petrobras. Claro, que sabendo discernir, por que eu seu o tamanho de cada um politicamente, as responsabilidades que isso implica, mas o tratamento a ser dado pelo presidente [da CPI] não pode ser diferente desse. Eu vou continuar agindo com imparcialidade com transparência pautando os requerimentos e a comissão em sua maioria querendo convocar o presidente Lula nós vamos marcar e vamos trazer ele à CPI. Não temos nenhum outro compromisso que não seja esse”, disse o deputado paraibano.

Para Motta, a delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da empresa UTC, considerado chefe do cartel da Petrobras e amigo do presidente Lula, deverá trazer ‘algo de novo’ às investigações.

“Sempre se pergunta sobre o dinheiro pra campanha, falam muito da campanha de 2010, que houve dinheiro dessas empresas, que seria propina, enfim, essas delações premiadas que estão sendo feitas agora com o tido como chefe do cartel, que era o dono da empresa UTC, Ricardo Pessoa vai começar a fazer sua delação, essa delação pode trazer algo de novo para essas investigações, mas que na verdade nós temos que ter a responsabilidade de fazer essa apuração”, explicou.

Motta disse ainda, que se ficar comprovado o envolvimento de Lula ou da presidente Dilma Rousseff (PT), ele deverão ser investigados como os outros envolvidos e se for necessário eles terão os sigilos bancário quebrados.

“O que eu posso dizer é que em havendo envolvimento da presidente Dilma, do ex-presidente Lula, nós vamos dar o tratamento que demos até agora, vamos trazê-los a CPI, vamos poder investigar, se necessário for quebrar sigilo, vamos quebrar, ou seja, vamos cumprir o nosso posicionamento. Não tenha dúvidas de que o meu papel à frente da CPI é de justamente defender para que ela possa realmente prosperar positivamente com as investigações”, concluiu o presidente.

REDAÇÃO PATOENSE.COM
NORDESTE 1
Presidente da CPI da Petrobras não descarta convocação de Lula para esclarecimentos à comissão Presidente da CPI da Petrobras não descarta convocação de Lula para esclarecimentos à comissão Reviewed by Medeiros on 26.5.15 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.