III Marcha da Luta Antimanicomial: Centros de Atenção Psicossocial destacam bons resultados em Patos. - DIÁRIO PATOENSE

III Marcha da Luta Antimanicomial: Centros de Atenção Psicossocial destacam bons resultados em Patos.

A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, dia 15 de maio, a III Marcha da Luta Antimanicomial, que saiu da praça Edivaldo Motta até a praça Getúlio Vargas, onde os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), realizarão mostras artesanais e apresentações culturais produzidas por usuários dos serviços.
Participaram da ação, profissionais que atuam na rede de saúde mental do município, alunos dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, e Serviço Social da Unopar.  
De acordo com a coordenadora do programa de Saúde Mental do município, Poliana Xavier, a mobilização objetiva despertar toda a sociedade para a importância de substituir os manicômios através da instalação de serviços alternativos. Em Patos, o CAPS Adulto, o CAPS AD e o CAPS Infanto-juvenil, funcionam como serviços alternativos ao tratamento de pessoas com transtornos mentais. 
A secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, destacou outras melhorias a serem implantadas em breve na rede de Saúde Mental em Patos. “Já foi autorizado pelo Ministério da Saúde a implantação do CAPS AD - 24 horas, e estamos lutando para conseguir os CAPS Infanto-juvenil e Adulto, também funcionando durante 24 horas.  Além disso, estamos prestes a implantar duas Unidades de Acolhimento Adulto – UAA, um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas”, informou a secretária.
A dona de casa Damiana Almeida, que tem uma filha usuária do CAPS Adulto há seis anos, disse:
“Desde que ela começou a ter acompanhamento dos profissionais do serviço que tem melhorado consideravelmente sua saúde mental, já que antes ela saia de casa a qualquer hora e sem dizer onde ia. Admiro muito o trabalho desses profissionais, pois vejo a evolução no quadro de saúde da minha filha”, relatou.
A caminhada desse dia 15, foi antecipada como atividade alusiva ao dia 18 de Maio, data de comemoração ao movimento antimanicomial, que remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Patoense.com
Ascom PMP





III Marcha da Luta Antimanicomial: Centros de Atenção Psicossocial destacam bons resultados em Patos. III Marcha da Luta Antimanicomial: Centros de Atenção Psicossocial destacam bons resultados em Patos. Reviewed by Redação on 15.5.14 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.