Cyberbullying, uma violência virtual. - DIÁRIO PATOENSE

Cyberbullying, uma violência virtual.

Atualmente, um meio de telecomunicação bastante usado e prático é a rede mundial de computadores, a internet. Nela encontramos vários recursos, como por exemplo, as redes sociais. Mas este benefício pode trazer certo risco de constrangimento através da violência virtual. Este tipo de violência é denominado de Cyberbullying.

O termo “Cyber” associa a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais e já o “bullying”, esse é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. 


O Cyberbullying por ser tão simples como enviar uma mensagem virtual para alguém, o aumento é espantoso a cada dia que se passa. A agressão pode ser de uma mensagem maldosa incluindo ameaças, comentários sexuais, discursos de ódio, declarações falsas com objetivo de humilhar. Esta atitude é tão prejudicial quanto o bullying "tradicional".



Pesquisa feita no ano de 2010, pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de Cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.



As vítimas, maioria crianças e adolescentes, transtornadas com as agressões psicológicas, em um nível tão externo, são levadas a cometer suicídio. Muitos destes casos são gerados a partir de fotos ou vídeos íntimos das vítimas divulgados na internet.



Através de leis anti-cyberbullying que atualmente vigoram, os agressores 

anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo sujeitados a indenizar a vítima. 


É importante ter muito cuidado ao divulgar os dados pessoais (como nome, endereço ou o local de trabalho ou de estudo, por exemplo), informações de seu relacionamento, imagens que possa comprometer sua figura.



Jhonatan Bernardo - Patoense.com

Cyberbully (filme)



Cyberbully conta a história de Taylor Hillridge (Emily Osment), uma adolescente que se torna vítima de bullying virtual. Quando sua mãe (Kelly Rowan) lhe dá um computador de aniversário, Taylor entra para uma rede social mas Taylor logo se descobre vítima de bullying, e, com medo de encarar seus colegas na escola, inclusive sua melhor amiga Samantha (Kay Panabaker), ela é forçada ao seu limite. Veja o trailer a seguir.









Cyberbullying, uma violência virtual. Cyberbullying, uma violência virtual. Reviewed by Jhonatan Bernardo on 10.4.14 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.