O coronel russo que impediu a Terceira Guerra Mundial - DIÁRIO PATOENSE

O coronel russo que impediu a Terceira Guerra Mundial

A guerra nuclear tem fascinado e assustado a raça humana por anos, mas poucas pessoas sabem o quão perto chegamos a aniquilação global com pouco mais de 30 anos atrás.

Era 1983 e da Guerra Fria estava em pleno andamento. Ambos os lados estavam espionando um do outro cada movimento, cada um esperando o outro para lançar seus mísseis nucleares.

Os russos haviam projetado um sistema sofisticado para detectar lançamentos de mísseis americanos, e foi este novo sistema instalado que o Coronel Stanislav Petrov estava monitorando em 26 de setembro.

O sistema de repente o alertou para o lançamento de cinco mísseis balísticos dos americanos. Normalmente, esse alerta deve exigir um relatório imediato aos superiores e seria mais provável ser seguido rapidamente por um lançamento de saturação nuclear e aniquilação mundial.

Mas Petrov tinha um palpite de que o alerta era um alarme falso. O número de mísseis era um indicador crucial, já que ele imaginou , se os EUA fossem lançar um ataque nuclear em grande escala, eles iriam enviar um conjunto muito maior do que apenas 5 mísseis.

Petrov relatou o incidente a seus superiores como um falso alarme devido a um mau funcionamento do sistema, que estagnou planos para retaliação. Sua cabeça fria e análise da pragmática da situação efetivamente evitou o que seria a terceira, e última, Guerra Mundial.

Fonte: BBC
O coronel russo que impediu a Terceira Guerra Mundial O coronel russo que impediu a Terceira Guerra Mundial Reviewed by Medeiros on 8.2.14 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.