Veja vídeos da trajetória do Papa Bento XVI - DIÁRIO PATOENSE

Veja vídeos da trajetória do Papa Bento XVI


O Papa Bento XVI anunciou que irá renunciar ao cargo no dia 28 de fevereiro. Em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires, ele disse que deixará o cargo por conta da saúde e por "não ter mais forças" para exercê-lo. Com 85 anos, Joseph Aloisius Ratzinger afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto de deixar o cargo máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Veja  vídeos com a trajetória de Papa Bento XVI:
O Vaticano confirmou a renúncia. O pontífice chegou a falar, nesta segunda (11), em estar sentindo o peso da responsabilidade e que faz isso "pelo bem da Igreja Católica." O Código Canônico deverá ser seguido da mesma forma do que seria diante da morte de um papa.  Mas o Vaticano ainda não se pronunciou quanto os procedimentos da substituição.


As agências de notícias de todo o mundo repercutem a renúncia.







No dia 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito o novo Papa da Igreja Católica, tornando-se o Papa Bento XVI, o sucessor de João Paulo II.
 





Em visita ao Brasil, em maio de 2007, Bento XVI discursou sobre vários temas, desde a preservação da Amazônia até o problema do tráfico de drogas. 
Ele rejeitou a pesquisa com embriões, o aborto e a eutanásia.  Em discurso em Aparecida, o Papa disse que estava certo de que "seria reforçado a promoção do direito à vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio."


 Bento XVI beatifica João Paulo II. Durante a cerimônia, o Papa vestiu as roupas de João Paulo. Há mil anos que um chefe da Igreja Católica não beatificava o seu antecessor.




Luiz Inácio Lula da Silva, presidente na época da visita de Bento XVI ao Brasil, se reuniu com o pontífice em um encontro rápido de pouco mais de 20 minutos. Lula e Marisa presentearam o Papa com uma miniatura de retirantes nordestinos.
Lula e o pontífice conversaram sobre política sociais voltadas para os pobres.




Confira retrospectiva do pontificado de Bento XVI, que será encerrado no dia 28 de fevereiro por decisão do próprio pontífice.






Pesquisador do CNPQ Francisco Carlos Teixeira diz que a decisão do Papa cria uma situação complicada para um dos principais dogmas da Igreja: a infalibilidade papal.
“Foi estabelecido logo depois da reforma protestante, que o Papa é infalível, ele tem o dogma da infalibilidade. Um papa que diz que não consegue mais e que vai renunciar cria uma situação para a Igreja Católica."


Papa faz a primeira declaração em árabe da história dos discursos semanais. O pronunciamento foi feito para buscar uma aproximação da Igreja Católica com os cristãos no Oriente Médio e para melhorar as relações com os mulçumanos. Ao fim do discurso na Praça São Pedro, Bento XVI deu a beção em árabe.



Bento XVI admite divisões na Igreja Católica durante as comemorações pelos 50 anos do Concílio Vaticano II - o evento é visto como um dos motivos dessa divisão.
O Papa disse que, também na Igreja, está presente "a fragilidade humana".
Uma ala conservadora acredita que a condução errada do concílio leva a equívocos dentro da Igreja.
G1
Veja vídeos da trajetória do Papa Bento XVI Veja vídeos da trajetória do Papa Bento XVI Reviewed by Medeiros on 11.2.13 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.