A décima edição do Bloco “Lá Vem Zé da Trompa”, idealizado pelo saudoso ativista cultural e, na época, diretor de cultura do município, Mário Soares, atualmente coordenado pela Fundação Ernani Sátyro, homenageou, em 2013, duas personalidades de Patos: João Nepomuceno Lucena (Joãozinho Cruz), que em maio completa 100 anos e Luiz Alves de Oliveira (Derréis), que chega aos 74 anos no próximo mês de junho.
O primeiro com 17 filhos, 43 netos, 37 bisnetos e 06 trinetos, foi motorista particular de Bivar Olintho e Clóvis Sátyro, gerenciou um posto de gasolina de Draut Ernani no Rio de Janeiro e se aposentou pelo DNER, colocação que lhe foi concedida pelo presidente Getúlio Vargas.
O segundo informou que tem 28 filhos, 27 netos, 17 bisnetos e 08 trinetos e começou a trabalhar como engraxate. Depois foi balaeiro, estivador, porteiro, guarda-noturno e garçom, chegando a se destacar como cantor e compositor.
A concentração do bloco, que abre oficialmente o carnaval de Patos, aconteceu na rua Alto Casteliano, com saída às 19h30, percorrendo a avenida Porfírio da Costa, 26 de Julho, parte do Prado, Praça Edivaldo Motta e Miguel Sátyro, com chegada no Largo do Baicora, onde aconteceu o 8º Festival de Marchinhas de Carnaval, com a participação de Miguelão, Zuza, Moacir e Mário Leitão, Paraguai, Derréis, Cyda Dias e Gil.
O Presidente da Fundação Ernani Sátyro, José Lacerda Brasileiro, fez a entrega das comendas aos homenageados e, em nome do Governo do Estado, agradeceu o engajamento dos organizadores e foliões, que se divertiram até próximo da meia noite em mais uma prévia do reinado de momo.
Damião Lucena
FUNES homenageia Derréis e Joãozinho Cruz
Reviewed by Medeiros
on
16.2.13
Rating:
Nenhum comentário:
Obrigado por comentar.