17/05/2011-GERAIS:Cuba: impressões do secretário de educação de Patos, Zeca - DIÁRIO PATOENSE

17/05/2011-GERAIS:Cuba: impressões do secretário de educação de Patos, Zeca


A pequena Cuba entrou para a história mundial como sendo o primeiro país na América Latina a fazer sua revolução socialista desafiando o império dos Estados Unidos da América. No dia 01 de janeiro de 1959 o dia não foi só de confraternização universal dos povos, mas de novos dias para a pequena ilha do Caribe que mudava sua história para sempre através de uma revolução socialista e a implantação da ditadura dos trabalhadores sobre o capital nacional.
No mês passado três patoenses arrumaram as malas e foram para Cuba. José Francisco –Zeca, secretário de educação do munícipio de Patos, Wandecy Medeiros, secretário de cultura também do município e José Gonçalves, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região – SINFEMP. Os três estiveram percorrendo ás ruas cubanas, presenciando a história, visitando museus, trocando experiências com cidadãos, e o mais emocionante: presentes na comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores, uma das maiores concentrações de trabalhadores do mundo reunidos para comemorar a data e confraternizarem-se com os líderes da revolução cubana ainda vivos e seus novos líderes populares.
A reportagem do patosonline.com esteve com Zeca no gabinete de sua secretaria para compartilhar de sua visão da viagem. Zeca já esteve anteriormente em Cuba e contribui com seu povo há vários anos com envio de parte do seu salário, gesto de solidariedade que se repete com milhares de pessoas que compreendem a importância dessa revolução para os povos que lutam por liberdade e justiça.
“Falar sobre Cuba não é fácil. Até porque sua história de bravura e superação vem sendo distorcida há mais de 50 anos pelos inimigos da revolução e amigos da exploração do homem pelo homem. Falar sobre Cuba me emociona, me faz sentir bem, me ajuda a compreender que o ser humano é capaz de fazer maravilhas por si mesmo”, diz Zeca. “Andei por muitos lugares de Cuba, não vi mendigos, pedintes e um outdoor logo na chegada me chamou a atenção. Nele estava escrito: “Milhares de crianças dormem nas ruas nesse exato momento: Nenhuma delas é cubana” Eu pude comprovar isso na prática, pois em todos os lugares que fui não vi o povo em situação de degradação social”, confessou Zeca.
“Não existem desempregados e nem sem escolas, sem saúde, sem esporte, sem cultura, sem lazer, sem arte, sem remédio, sem comida. As dificuldades existem, isso é inegável, mas a dignidade humana está sendo preservada e a solidariedade internacional de países progressistas tem contribuído para amenizar os problemas gerados pelo bloqueio econômico imposto vergonhosamente pelos Estados Unidos mesmo sob protestos internacionais e contra a vontade da maioria dos países que compõem a ONU”, relatou Zeca.
“Tirei milhares de fotografias. Tudo que via fotografava. Carros, prédios, povo, turistas, museus, tudo eu fazia questão de fotografar para mostrar a beleza de Cuba. No dia 01 de maio, Dia Mundial dos Trabalhadores, puder perceber a força do povo cubano. Milhares tomaram ás ruas. Quase um milhão saíram para comemorar uma das datas mais importantes no país. Foi emocionante ver tal cena. Fidel não pode comparecer por problemas na saúde, mas o presidente Raúl Castro estava na Praça da Revolução. Ele não fez uso da palavra. A felicidade estampada no rosto do povo me fez sentir que a revolução está garantida”, argumentou Zeca.
O bombardeio ideológico pelo medo que outros povos sigam o exemplo de Cuba faz com que diariamente calúnias, injúrias e notícias que denigrem o governo cubano sejam despejadas pelos grandes meios de comunicação a serviço do capital internacional. Não resta dúvida que Cuba segue seu caminho de luta em defesa da igualdade social mundial e do desejo que nem um homem seja explorado por outro homem.
Em breve estará sendo disponibilizada algumas fotos de Cuba tiradas por Zeca no patosonline.com.
Zeca ainda lembrou: “O presidente Lula é querido em Cuba. Conversei com vários cubanos que conhecem o presidente por gestos de solidariedade com o povo de cuba e por parcerias realizadas mesmo sobre as críticas do governo dos Estados Unidos”.




Jozivan Antero – patosonline.com

Foto: José Francisco - ZECA
17/05/2011-GERAIS:Cuba: impressões do secretário de educação de Patos, Zeca 17/05/2011-GERAIS:Cuba: impressões do secretário de educação de Patos, Zeca Reviewed by Medeiros on 17.5.11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.