10/05/2011-GERAIS:Na região de Patos vacinação contra a febre aftosa vem sendo desenvolvida de forma conjunta - DIÁRIO PATOENSE

10/05/2011-GERAIS:Na região de Patos vacinação contra a febre aftosa vem sendo desenvolvida de forma conjunta


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural firmou compromisso com o Governo do Estado através da Secretaria Executiva da Agropecuária e Pesca para o desenvolvimento de ações conjuntas com a Defesa Agropecuária.
O objetivo é fortalecer a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa 2011, que em sua primeira etapa já foi iniciada no dia primeiro deste mês de maio e vai se estender até o dia 31 do mesmo mês, vacinando bovinos e bubalinos a partir do primeiro dia de vida.
De acordo com Francisco Acácio (foto), em recente entrevista ao Espinharas Notícias, na região de Patos que engloba dezesseis municípios, sendo eles: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Junco do Seridó, Mãe D’água, Malta, Passagem, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Mamede, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugí, Várzea e Patos (sede), a meta é imunizar acima de 90% do rebanho cadastrado por município.
“Estamos fazendo toda uma conscientização para que o criador não deixe de vacinar o seu rebanho, uma vez que a Paraíba precisa sair do risco médio para a zona livre com a vacinação” lembrou o coordenador da regional à reportagem do Espinharas Notícias.
Entre as ações, a divulgação da campanha em todas as comunidades rurais, escolas, entidades parceiras além da criação de um calendário vacinal orientado para todos os municípios.
“A nossa orientação é para que os criadores procurem o escritório da EMATER, as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) ou Cooperativas credenciadas para a venda da vacina. Lá existe uma relação por município das propriedades cadastradas e caso o nome não esteja relacionado não será fornecida a vacina para a compra e neste caso terá de fazer o cadastro para ficar apto” enfatizou.
O trabalho é mobilizado para que a Paraíba possa fornecer ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento as condições do sistema de Defesa Agropecuária e, com isso, pleitear junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a mudança de status para área livre com vacinação já no próximo ano.
Para o sucesso da campanha é necessária a colaboração dos produtores paraibanos para que não deixem de vacinar seus animais já que é uma atividade obrigatória bem como sua comprovação e atualização do cadastro.
“A ausência de comprovação e de atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais”, explicou.
A Paraíba ainda é considerada área de risco médio de febre aftosa, reconhecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A doença – A febre aftosa é uma doença causada por vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre os sintomas estão febre, feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a alimentação e movimentação dos animais, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. Além disso, a doença é altamente transmissível entre os animais.
Em função desses fatores a febre aftosa provoca sérios prejuízos aos produtores, com a rejeição da carne bovina pelo mercado nacional e internacional, principalmente nos países já reconhecidos como áreas livres de febre aftosa.

Marcelino Neto - patosonline
10/05/2011-GERAIS:Na região de Patos vacinação contra a febre aftosa vem sendo desenvolvida de forma conjunta 10/05/2011-GERAIS:Na região de Patos vacinação contra a febre aftosa vem sendo desenvolvida de forma conjunta Reviewed by Medeiros on 10.5.11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.