Encravada literalmente no pé de serra no município de Passagem – PB, o empreendedor Enoque Figueiredo e sua esposa Socorro acreditaram na possibilidade de dar vida à ideia de industrializar produtos a base de leite de cabra em pleno sertão da Paraíba. Superando todas as dificuldades a Cabralac está consolidada e desse primeiro empreendimento surgiu também a Dabalac com produtos do leite de gado.
A experiência com a empresa vem proveniente do trabalho comunitário. Os empreendedores ousaram mostrar na prática que era possível se viver e produzir no semiárido mesmo enfrentando condições das mais adversas. Para isso se reuniram com a comunidade, deram ajuda a associação local de pequenos produtores e foram buscar apoio em todos os locais disponíveis para os micros e pequenos empresários.
Mesmo enfrentando todas as dificuldades burocráticas dos projetos de apoio criados através dos governos, a exemplo do Programa Nacional da Agricultura Familiar do Governo Federal – PRONAF e do COOPERAR do Governo da Paraíba, a experiência pioneira está consolidada onde ninguém imaginaria que fosse surgir uma indústria: dentro do município de Passagem encravado no pé de serra do sertão da Paraíba.
Com a criação da cooperativa com o apoio da Cabralac, os empreendedores elegeram trabalhar também com o artesanato entre as mulheres da comunidade. Peças artesanais vindas do trabalho com a caprinocultura garantiram renda familiar, deram animo a cooperativa e abriram horizontes para a criação de novos produtos além do artesanato. Com isso todos os cursos disponíveis para viabilizar o empreendimento foram realizados com apoio da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Patos, SEBRAE, Cooperativa VÍNCULUS, Visão Mundial e tantas outras.
Na região atendida pela cooperativa foram feitas experiências com venda e mesmo a distribuição de cabras entre as famílias cooperadas. Definiram-se pessoas para responder por cada atividade e implantou-se o Agente de Desenvolvimento Rural – ADR. Quando o governo federal deu apoio à agricultura familiar na compra de leite a cooperativa ampliou os seus horizontes de trabalho e construíram com a EMATER aproximadamente 11 associações de produtores de leite em 11 municípios polarizados pela região das espinharas.
Com a acessibilidade para se chegar a Cabralac-Dabalac prejudicada devido às péssimas estradas os produtos chegam as prateleiras dos supermercados a duras penas, mas com a certeza que a qualidade e o exemplo de ousadia e empreendedorismo deram certo. Para os que diziam que a experiência não daria certo, hoje se tem a certeza que o sertão é viável; basta acreditar e apoiar.
Jozivan Antero – patosonline.com
Colaboração: Everaldo Nóbrega
09/05/2011-GERAIS:Cabralac-Dabalac uma experiência que deu certo no sertão
Reviewed by Medeiros
on
9.5.11
Rating:
Nenhum comentário:
Obrigado por comentar.