21/03/2011-Gerais:Fórum de Cultura do Alto Sertão (FOCA) se reúne com ativistas culturais de Patos e região
O Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba (FOCA), uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos da cidade de Cajazeiras, esteve reunido na tarde deste sábado, dia 19 de março, no auditório da Fundação Ernani Sátiro (FUNES), com representantes de entidades, artistas, produtores culturais, bem como outros convidados das cidades de Patos, Pombal, Sousa, Coremas, Aparecida, Catingueira, Santa Luzia, São João do Rio do Peixe e João Pessoa.
O principal motivo da vinda dos representantes do FOCA foi para que os demais participantes trocassem experiências e firmassem parcerias para fortalecer o movimento cultural nas cidades supracitadas. Ainda foi aberto um diálogo em torno de como a cultura local pode ser receber mais incentivo do governo municipal.
“A participação da classe artística de Patos não foi maciça, apesar da divulgação que fizemos em quase todas as rádios e sites da cidade, e ainda o boca a boca. A cidade de Patos apesar de possuir pessoas talentosas não despertou para mostrar o potencial que tem, ainda mais quando acontecem momentos como esses”, afirmou a teatróloga, professora e ativista cultural, Rosália Marquez, que organizou a realização do Fórum.
“Com relação a Secretaria Municipal de Cultura ficou definido que iremos formar um grupo para junto a referida secretaria, traçarmos algumas metas e encaminharmos uma carta proposta ao prefeito Nabor Wanderley, solicitando uma audiência pública para discutirmos a cultura local”, concluiu Rosália.
Para o secretário municipal de cultura, Wandecy Medeiros, “A idéia é criar uma discussão favorável para que possa gerar avanços. É preciso que a classe artística elabore algo de concreto para ser apresentado ao prefeito”, disse o secretário. Anteriormente foi lançada a idéia para a formação do Conselho Municipal de Cultura, só que no dia da entrega das portarias, infelizmente não deu o esperado. Atualmente estão querendo retomar essa idéia, e tem pessoas que não participaram do primeiro momento e agora ficam com algumas cobranças até turvas ao que aconteceu anteriormente. Acho que isso só enfraquece o movimento. É exatamente essa a grande dificuldade que temos, que é reunir as pessoas envolvidas na classe artística de Patos”, finalizou.
O Fórum foi aberto com uma apresentação da Banda 24 de Outubro, formada por músicos da Escola Municipal de música mantida pela Filarmônica 26 de Julho.
Foi registrada a presença de nomes como José Lacerda - presidente da FUNES, Laércio Filho – diretor da 10ª Regional de Cultura em Sousa, Ricardo Pinto – diretor do Centro Cultural BNB de Sousa, Tarcísio Pereira – representante da FUNESC PB, Leonardo Alves – presidente do FOCA, Francisco Hernandes – diretor do FOCA, ator e ativista, entre outros.
Hélio Barbosa - Patosonline.com
21/03/2011-Gerais:Fórum de Cultura do Alto Sertão (FOCA) se reúne com ativistas culturais de Patos e região
Reviewed by Medeiros
on
21.3.11
Rating:
Nenhum comentário:
Obrigado por comentar.